segunda-feira, 30 de junho de 2008

Ainda mais caos

Acabo de saber pelo telejornal que vai haver brevemente uma reunião de polícias a fim de contestar as condições de trabalho.
A ideia é fazer uma greve de multas.
Pessoalmente acho brilhante. É de facto o que poderá ter mais impacto directo no governo. Deixando de cobrar multas, o dinheiro que recai directamente para os bolsos do estado, diminui e a única autoridade coactiva capaz de nos relembrar de que na rua, não, não se pode andar nu, não penaliza. Isto apesar do pudor ser um elemento crucial contra o nudismo, acredito que noutros casos o que nos impede de agir segundo a nossa livre e espontânea vontade é o "hey, espera lá, isso não é ilegal?" e mesmo que em Portugal "o crime compense", não se arrisca até porque, nós portugueses somos bons apologistas do "vale mais prevenir do que remediar".
Ora bom e isto significa que, se não haverá mais coimas, não haverá riscos a correr e portanto vamos lá ser paradoxalmente rebeldes. Entretanto o Estado perde dinheiro e o pouco que tem da sua notoriedade. É pena não ter usado da melhor maneira o seu maior trunfo para a mudança de mentalidades, que a meu ver, está na genese de tudo o que está mal. Tudo, total e completamente (mas isto ficará para uma próxima divagação). Mas a polícia já percebeu isso.
Um cheirinho a anarquia? Já estou a imaginar o caos nas ruas portuguesas... hmmm

Sem comentários: