sábado, 28 de junho de 2008

Free Me From Myself! I Wanna Live!... No can do!



Isto já foi uma cena que já desdobrei cerebralmente em parcelas cognitivas que descodificam a razão da coisa em causa à bastante tempo, mas vale sempre a pena falar nisto, ou assim é a minha opinião!
Envelhecer... é um conceito tão estranho... é das únicas certezas que temos, se vivermos o suficiente, é que vamos envelhecer ao longo da vida...
Ou seja nascemos, vivemos (envelhecendo) e morremos... Se nos focarmos no "vivermos" podemos nos aperceber que essa palavra não tem um significado tão poético ou romântico como nos quer parecer!
Portanto, nunca pensaram na razão pela qual nós praticamente somos obrigados a frequentar escolas e universidades? Obviamente que é para termos uma vida mais confortável... dizem... Basicamente seguimos um padrão cultural em que nos é imposto algo como "ou reduzes a tua liberdade nestes momentos ou então tens um resto de vida miserável"... a maior parte, eu inclusivamente, optam por abdicar dessa liberdade, mas já várias vezes me questionei se realmente valeria a pena este sacrifício! Infelizmente, ou felizmente, realmente não sei, acabo sempre por achar que tomei o caminho certo, porque existem objectivos que estão dependentes do "eu não ser miserável", tipo constituir família... também trabalhamos para objectivos desse tipo, penso eu!
O problema é que a vida já nos restringe delineando um começo e um fim e só podemos viver certas coisas em certos momentos... Então a melhor fase da vida será aquela em já não somos adolescentes, mas que também não somos ainda adultos, não que eu tenha muito voto na matéria, eu tenho a idade que tenho não é?... mas adiante, é aquela fase em que temos as capacidades físicas e psicológicas num nível aceitável e temo-nos a nós só para nós! Nada disso, não nos para nós totalmente porque temos que tirar a porra dum curso ou simplesmente andar na escola para "ser alguém"! Então e ser criança? Zero de responsabilidade, possibilidade de desfrutar a vida, dentro do possível... Pena ter noção que nessa altura nunca poderia estar a escrever isto, e parecendo que é agradável a sensação poder postar aqui... Enfim... Bons tempos... em que um gajo não tinha nada com que se preocupar, era só sair à rua e brincar às "escondidinhas" e afins! Pessoa sabia bem disto e tinha consciência que não existia maneira de contornar esta realidade! A vida só sabe caminhar em frente e tudo que podíamos ter feito quando tivemos a oportunidade e não fizemos causa ainda mais arrependimento ou pela falta de coragem ou por falta de saber... Quando podemos e resolvemos agarrar essas oportunidades já estamos de tal forma presos numa teia de obrigações e acabamos por ter 1/1000000000000000000000000000000000000000000000000 de tempo de vida desfrutável onde podemos fazer o que queremos e viver(ou quase!)... E então envelhecemos ainda mais e chegamos à reforma... Espera... reforma? Isso quer dizer nada de obrigações que interfiram com aquilo que podemos fazer? Era ouro sobre azul, mas como já disse há certas coisas que só podem ser feitas em certas alturas e diga-se que com 65 anos não se pode fazer tudo também! Depois como ficamos menos aptos a viver com os nossos meios tornamo-nos numa espécie de pedra no sapato daqueles que nos mantêm vivos! Ainda por cima estamos a reduzir aquele tempo desfrutável ainda mais para essas pessoas, solução--------> lares... já devem ter apanhado a ideia...
Basicamente então somos putos mas não temos, por exemplo, as capacidades cognitivas para escrever num blogue(espero que entendam que quando digo isto é metaforicamente falando), somos adolescentes e afins temos de estudar para conservar a possibilidade de uma vida confortável (e fazer outros confortáveis), não estudamos há a grande probabilidade de vivermos mal até o resto da vida (e fazermos ficarem desconfortáveis), somos idosos ou de meia idade temos tempo mas não temos meios, ou porque não os podemos buscar ou ninguém nos dá, ou porque deixaram de existir! E acaba assim... Como escreveu o meu prezado primo Ariel uma vez no seu blogue "haverá vida antes da morte?"... acho que realmente se aplica bem aqui! Então vivemos para quê? Isso fica para outro dia que tenho de beber o meu cházinho que faz bem aos meus pelinhos e afins!... Inté




live for a legacy... what's the point of living? selfish being

Sem comentários: