terça-feira, 10 de julho de 2012

desabafo #1


Toda a gente está acomodada com a moda de ter de tirar mestrado a seguir a licenciatura? É que eu não consigo não me revoltar.

Porque que haveria de investir mais de 5000€ num mestrado só para conseguir trabalhar?

Alguém que me explique porque que é legitimo exigir mestrados quando este muito provavelmente não terá utilidade prática na função que irá desempenhar. Não me parece que seja de todo necessário. Se o mercado de trabalho não o exigisse, o número de mestrandos caia para menos metade.
Quem disse que licenciatura de bolonha não conferiam a mesma "segurança" que as antigas? Têm menos duração, de facto, mas tive mais cadeiras por semestre do que qualquer licenciado pré-bolonha. Tive mais testes e mais exames ao longo de um ano do que qualquer licenciado pré-bolonha. As licenciaturas continham também várias cadeiras que não serviam de nada ou de muito pouco para a formação dos alunos e sem grande aplicabilidade no futuro, portanto foram eliminadas ou compactadas noutras cadeiras. Pois, nos cursos de bolonha existem cadeiras que compactam 2 cadeiras numa só.
Mas isso as empresas, não sabem, não valorizam.
Uma licenciatura de bolonha confere-me a mesma qualidade que os licenciados anteriores, com a vantagem de poder licenciar-me mais cedo e começar a "produzir" mais cedo. Mas as empresas viciam o jogo, para elas ainda não chega e vão exactamente no sentido contrário. Vão exigir mais e atrasar mais. Como se isso ajudasse de alguma forma alguma coisa.
Não entendo, juro que não. Este tipo de licenciatura já foi implementado há varios anos atrás noutros paises e o que se verificou foi apenas a "adaptação" do mercado de trabalho - se já nao existem licenciados de 5, passa a procurar-se licenciados de 3. Simples. E não me parece que as empresas da Suíça, França, Inglaterra e Alemanha tenham caído no abismo. O que já nao se pode dizer das portuguesas.
O facto de ter emergido um mar de licenciados não ajuda, há boas e más universidade. Há que distingui-las.
Há pessoas que tiram licenciaturas ao domingo, outras num ano e nem estão assim muito mal na vida.
Mas eu nao nasci com o rabinho virado para a lua e se quero ter uma vida confortavel mais tarde tenho de queimar as minhas pestanas. E como eu, milhares. O que é que acontece? Vemos portas a fecharem-se sucessivamente, as condiçoes de emprego a degradar-se e mesmo com licenciatura não há meio de conseguir alguma independência financeira. Algo que se consegue servindo as mesas noutro país qualquer aqui vizinho.

Enfim. A minha teoria continua a ser a mesma, Portugal é o exemplo da Lei de Gresham aplicada as pessoas. Eventualmente as más expulsam as boas e Portugal vai afundar-se no seu próprio lodo.

Era só um desabafo. Obrigada.

Sem comentários: