quarta-feira, 18 de junho de 2008

Orgulhosamente Aliados! (Ou não!)


Hoje estava sentado no sofá, depois de mais um belo episódio de Friends, e por mero acaso mudei para a RTP1 onde,também por mero acaso, estava a dar uma reportagem. Ora bem, essa reportagem tratava o tema da exploração de minérios como o ouro em Portugal, e ironias do destino (como força de expressão, não acredito no destino), para meu espanto, disseram algo do género: "Portugal é o país com o melhor ouro do mundo (algo relacionado com os quilates do minério) e com grandes índices de potencialidade no que toca à sua existência no território nacional!". Bem, fiquei mesmo todo "zarau" das ideias, não fazia mesmo ideia, e questionei-me do porquê do facto de apesar de termos à disposição este valioso material estamos com problemas de orçamento do estado, impostos elevados, para não falar do resto! Adiante... Afinal quem explora o nosso território são empresas privadas, Nacionais e Internacionais, que o podem fazer porque pediram licenças para tal, não sei a troco de quê! Opa, o que eu vou dizer a seguir nem me apetecia dizer por me parecer uma citação mesmo ignorante, mas sempre pensei que quem tivesse ouro teria muita riqueza e poderio, e Portugal é realmente uma potência mundial muitas vertentes!... Isto do ouro também era prejudicial para o ambiente pelo uso do mercúrio e sendo eu ambientalista caso não tivesse noção que poderia haver maneiras de contornar estes efeitos não concordaria de modo nenhum com esta exploração! Depois falaram que até os anos 90 Portugal ainda mantinha algumas minas em funcionamento, mas por essa altura o preço do ouro baixou e tornou-se dispendioso continuar as explorações! Isto até é compreensível e logicamente aceitável, mas agora o ouro já não é nenhum negócio chinês e por isso vêm cá os outros explorar o ouro e se vêm para cá é porque saem beneficiados, ou seja, aquilo que darão em troca das licenças é obviamente muito menor do que aquilo que vão ganhar com a extracção do ouro! E se isto é assim, não consigo entender o porquê de não haver exploração do estado português para aumentar a taxa de ouro nos nossos cofres! Eu até pensei em questões diplomáticas, ou o facto de estarmos a pagar dívidas sendo que temos dívidas externas na ordem dos 415,5 mil milhões de dólares, mas nada disso impede a exploração(pelo menos a última), seria basicamente um investimento! Este paleio só para dizer que acho que somos um país do "cheira o cu dos outros", ou seja, não somos autónomos! Vi no site da CIA, uma vez, que gastávamos 99,59 mil milhões de dólares e tínhamos uma receita de 92,35 mil milhões de dólares... só explico isto com ou exportações fraquinhas ou importações em demasia, ou até os dois! Então porque é que não se criam "formas de independência", melhor dizendo, criar sectores de produção de materiais que poderemos produzir aqui! A longo prazo penso que isto produziria lucro, mas também economia não é muito o meu forte, outros autores deste blogue têm mais experiência e conhecimento nessa matéria! A única razão que realmente me passa pela cabeça para justificar esta inércia do governo, são possíveis boicotes de sei lá quem sobre sei lá do quê! O governo também não fala em nada sobre isto e diz que estão sempre no bom caminho e pimba sobe mais alguma merda, isto partindo do principio que eles sabem do que se passa, mau era... Depois privatizamos empresas e, penso eu, perdoem a ignorância se estiver a dizer alguma barbaridade, só é cobrado o IVA, tudo o resto é para os particulares que, por graça do senhor, são na sua maioria deputados ou ex-deputados! A GALP tem não sei quantos mil milhões de euros e o preço continua a subir e isto é só um exemplo comum, com certeza existem outros! A agricultura em Portugal está ao relento, porque os agricultores pediam subsídios por tudo e por nada para que no final usassem esse dinheiro para seu proveito próprio... O mesmo se aplica para camionistas e afins... O governo não arranja soluções, não impõe políticas que não prejudiquem o trabalho e o bem estar dos trabalhadores no desempenho do seu ofício, e abandona, assim não se chateia! Epa podiam criar tipo vales em vez dos subsídios que só permitiam comprar artigos específicos, e quando debitados teriam que ser registados e notificados no secretariado das finanças numa tentativa de prevenção de fraudes! Enfim, nunca vejo ninguém a falar sobre isto, também não sei se haverá algum inconveniente nisto... para mim não... também não tenho ninguém que me diga o contrário! Eu até poderia alongar-me mais, nem tenho noção do quanto escrevi, mas acho que me fico por aqui hoje, tenho que levar estas 2 embalagens de iogurte para o saquinho da reciclagem! Inté...



...

Sem comentários: